ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio (também conhecido como ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Desde então, passou a crescer e hoje é a maior prova de seleção para o Ensino Superior, tanto para instituições federais, quanto para particulares.



Como funciona?

 

Desde 2009, o Enem agregou outra função ao seu currículo: tornou-se também uma avaliação que seleciona estudantes de todo o país para instituições federais de ensino superior e para programas do Governo Federal, como o Link externo abre em uma nova guia ou janelaSisu, Link externo abre em uma nova guia ou janelaProuni e Link externo abre em uma nova guia ou janelaFies. Esses programas facilitam a vida de quem sempre sonhou em estudar em universidade pública ou precisa daquela força do governo para pagar a mensalidade da universidade particular.  Para isso, o aluno deve realizar sua inscrição para a prova, a qual acontece geralmente no fim do ano decorrente e tem como conteúdo programático assuntos vistos durante o Ensino Médio.

 

Que tal aprender um pouco mais de como funciona cada programa para encontrar o que se adequa melhor a você?

 

 

o    Link externo abre em uma nova guia ou janelaSisu: Diversas universidades optaram por usar o Link externo abre em uma nova guia ou janelaSiSU como única forma de ingresso. O Link externo abre em uma nova guia ou janelaSiSU tem duas edições por ano (no início de cada período letivo) e você usa a sua nota do Enem para concorrer com outras pessoas do curso desejado em universidades participantes de todo o Brasil. São quatro dias de concorrência através de um sistema online e, no final de cada dia, o candidato pode acessar o site e ver a nota de corte do curso pretendido e a sua posição dentro do número de vagas ofertadas.  É importante lembrar que ele vale para a rede de ensino pública.

 

 

o    ProuniLink externo abre em uma nova guia ou janela: O Programa Universidade Para Todos (Link externo abre em uma nova guia ou janelaProuni) é uma medida do governo federal a qual oferece bolsas de estudo para estudantes de baixa renda ingressarem em universidades privadas. Para participar, é necessário fazer, no mínimo, 450 pontos das médias das notas das provas, não zerar a redação do Enem e ter a renda familiar per capita de até três salários mínimos. Se esse é o seu caso, você só precisa atender a mais um dos pré-requisitos a seguir:

 

·          Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública;

·          Ter cursado todo ou parte do Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

·          Não possuir diploma de nível superior;

·          Ter feito a última edição do Enem.

 

Se você se encaixa nesse perfil, o principal critério de seleção do Link externo abre em uma nova guia ou janelaProuni passa a ser a nota do Enem!

 

 

o   Link externo abre em uma nova guia ou janela Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Link externo abre em uma nova guia ou janelaFies), como o nome já sugere, é uma espécie de empréstimo do governo para o estudante. O programa serve para quem quer estudar, ou para quem já estuda em uma universidade privada, mas não pode arcar com o valor integral da mensalidade naquele momento.

A forma de pagamento pode variar de aluno para aluno, mas em resumo ela acontece da seguinte maneira: o aluno completa o curso desejado com bolsa e, depois que se formar, paga a dívida ao governo com juros baixos. É importante destacar que quem terminou o Ensino Médio a partir de 2010 precisa ter feito o Enem para solicitar o Fies.

 

  

Informações do curso:

 

São ofertadas turmas do curso preparatório do Enem, tarde e noite. No ano corrente, devido à COVID 19, a oferta é válida apenas para o noturno, com aulas em formato on-line. As aulas são ministradas por professores qualificados, escolhidos especialmente para auxiliarem o seu sucesso na prova. Mais informações sobre a nossa equipe encontram-se em “Equipe”. O curso oferece amparo pedagógico para as 13 disciplinas ofertadas, assim como todo apoio da equipe CESAR.

 

As informações quanto ao horário seguem abaixo:

 

 

ENEM

 

Dias da semana:


De segunda a sexta.


Horários:


 Das 17h30min às 20h30min – modelo híbrido